Santo André entrega revitalização da Praça Chico Xavier, na Vila Floresta

Renato Silva/PSA

Com os olhos marejados e a sorriso no rosto, Dona Eva Passebom acompanhou na manhã desta quarta-feira (16) a entrega da revitalização da Praça Chico Xavier, na Vila Floresta, em Santo André. Ela, que reside quase em frente à área verde, na Rua Albert Einstein, e vive no bairro desde que nasceu, em 1936, a partir de agora poderá ver da varanda de casa um espaço de lazer, esporte e saúde para vizinhos e a comunidade ao entorno.
 
“Essa é mais uma obra importante, ficamos muito felizes ao entregar essa praça totalmente revitalizada, pensada nos detalhes e feita com amor. Agradeço a nossa equipe, para a qual não tem dia, não tem hora, não tem chuva, não tem sol, trabalha todos os dias para uma Santo André cada vez melhor”, destacou o prefeito Gilvan Junior. “Quando a gente revitaliza uma área, despertamos o pertencimento na população, as pessoas cuidam, gostam, tornam o bairro e a cidade melhor. É o que a gente tem feito em cada canto da cidade”, continuou o chefe do Paço andreense.
 
Tão logo terminou o cerimonial que marcou a reabertura do equipamento, Dona Eva cumprimentou e agradeceu o prefeito Gilvan pela entrega, que tem significado e importância ainda maiores para ela e sua família.
 
“Meu pai fez a primeira casa na Rua Xingu, quando veio do interior. Eu nasci ali. Aqui era tudo mato. Vi abrirem essas ruas, aqueles senhores com as carroças e os cavalos, a gente criança correndo atrás. Então ver a praça assim, maravilhosa… estou muito feliz. Para mim essa praça é como uma extensão da minha casa. Já falei para meus nove netos e quatro bisnetos virem aproveitar”, destacou Dona Eva, por vezes com a fala embargada, mas sustentando um sorriso de alegria e satisfação.
 
A voz voltou a ficar trêmula quando ela recordou do já falecido companheiro. “Meu marido, Camilo Passebom, faleceu há 5 anos. Como eu gostaria que ele estivesse aqui. Ali, inclusive (ao lado da quadra), tem um pé de jabuticaba que foi ele que plantou. Então ele está aqui de alguma forma”, ressaltou, emocionada.
 
A revitalização da praça promoveu a reformulação dos canteiros de vegetação, manejo arbóreo, implantação de parquinho, espaço pet, academia ao ar livre, quadra de areia, áreas de convivência com mesas e bancos, pista de caminhada e iluminação de LED. O investimento foi de R$ 1,2 milhão.
 
“Mês de abril repleto de inaugurações, novidades e presentes para Santo André, como essa praça aqui. Ficou linda. Moradores: aproveitem o espaço”, enalteceu o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.
 
Pertencimento – Se o prefeito Gilvan utilizou a palavra “pertencimento” em seu discurso, a mesma ecoou no sentimento de Nilton Roberto Artioli, 74 anos, que por 43 morou em frente à área – antes mesmo de ser uma praça. Mas, junto de outros vizinhos, agiu para a transformação do local.
 
“Este espaço poderia ter virado uma invasão. Teve várias ameaças e tentativas disso acontecer. E o lixo também era abundante. Hoje, ver assim, é um espetáculo, algo que a gente sonhava desde aquela época”, explicou ele.
 
Aliás, para financiar as intervenções, os próprios moradores se organizaram. “Nós fizemos um bingo de uma televisão, o pessoal das redondezas participou e com o que arrecadamos compramos blocos, cimento e até os brinquedos do playground que estavam até pouco tempo atrás”, recordou o Nilton, que fez questão de agradecer ao prefeito pela conclusão da obra.