Em mais uma medida para aumentar a cobertura vacinal contra a gripe e garantir a proteção da população, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou os pontos de imunização com o apoio do Vacimóvel, equipamento que tem circulado a cidade desde o início de maio. Neste sábado (7/6), no Jardim Silvina, e na próxima segunda-feira, 9 de junho, na Esplanada do Paço Municipal, o veículo reforça a estratégia de vacinação do município.
No sábado, 7 de junho, das 9h às 17h, o Vacimóvel estará na Praça do Trabalhador Armando Ruivo, no Silvina. Na segunda-feira, dia 9 de junho, quando é celebrado o Dia Nacional da Imunização, o Vacimóvel estará estacionado na Esplanada do Paço de São Bernardo, aplicando a vacina contra a gripe nos servidores da Câmara, das 9h às 16h.
“Durante a semana, as 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão abertas para receber e imunizar a população. Mas para aquela pessoa que durante a semana não consegue, neste sábado, o posto estará em uma praça pública do Jardim Silvina. Estamos ”, explicou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.
COBERTURA – A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra Influenza de 2025 previne contra as seguintes cepas: A/H1N1, A/H3N2 e B. Desde o início da campanha, em 2 de abril, já foram aplicadas 152.126 doses em pessoas a partir dos 6 meses de idade. Considerando apenas o público prioritário para a vacinação, que são idosos, gestantes e crianças de seis meses a 5 anos – cerca de 200 mil pessoas -, já foram aplicadas 82.257 doses e a cobertura vacinal é em torno de 41%.
“Nós fazemos um apelo pela saúde. Procurem as UBSs, levem seus filhos, incentivem seus familiares para que todos tomem a vacina. A gente evita complicações, e muitas vezes, a vacina é a diferença entre a vida e a morte de alguém”, concluiu Dr. Jean Gorinchteyn.