Visando proporcionar um ambiente mais seguro aos moradores da cidade, a Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta quinta-feira (17/4) operação especial voltada ao feriado da Semana Santa. A Guarda Civil Municipal (GCM), em ação conjunta com a Romu (Ronda Ostensiva Municipal), irá intensificar o policiamento em pontos estratégicos da cidade.
A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança de São Bernardo, tendo como finalidade inibir práticas criminosas durante o período de Páscoa e Tiradentes, seguindo diretrizes do prefeito Marcelo Lima. Com efetivo de 44 guardas e 20 viaturas, a operação segue até a próxima segunda-feira (21/4).
“São Bernardo mais segura é uma realidade. Desde o começo do ano não poupamos esforços para que a nossa população possa estar nas ruas sem medo. Importante ação de hoje da nossa guarda, agindo nos corredores que dão acesso às rodovias, que hoje vão receber um grande volume de veículos. Podemos ter congestionamentos e é nessa hora que as pessoas acabam ficando mais vulneráveis aos criminosos”, pontuou o chefe do Executivo municipal, ao falar da ação.
O secretário de Segurança de São Bernardo, Major Topalian, frisou que tanto a saída quanto a volta do feriado será protegida. “Vamos também monitorar as divisas entre os municípios, pois sabemos que é um ponto crítico no período. Nos outros dias, iremos dar uma atenção às principais vias de comércio, reforçando a segurança de quem ficou na cidade”, acrescentou.
OPERAÇÕES EM 2025 – Direto ao Ponto: em conjunto com a Polícia Militar, desde a segunda quinzena de janeiro, as principais vias da cidade estão sendo monitoradas, com ronda ostensiva nos períodos de maior concentração de pessoas nos pontos de ônibus, garantindo a segurança da população que usa o transporte público.
Na última quinta-feira (10/4), o prefeito Marcelo Lima anunciou o início da 2ª etapa do Programa Direto ao Ponto. A medida prepara o direcionamento de 59 câmeras para o videomonitoramento das principais paradas de ônibus nos horários de maior movimentação de pessoas. São Bernardo conta, atualmente, com 429 câmeras espalhadas por toda a cidade.
Operações integradas: também desde o início do ano, a GCM segue cumprindo seu papel de proteger a comunidade. Em conjunto com a Polícia Militar e Civil, já foram realizadas 10 operações; enquanto que com a Guarda Ambiental já foram realizadas duas operações contra a caça de animais silvestres e extração ilegal de palmito no entorno da Represa Billings.
Operação Dorme Bem: lançada no último final de semana, visa garantir a ordem pública e o sossego dos moradores em seu período de descanso. A GCM, em parceria com a Romu, além de agentes da vigilância sanitária e de outras secretarias, caso necessário, fazem vistoria e fiscalização em estabelecimentos comerciais.
As ações do Dorme Bem incluem patrulhamento preventivo, saturação de viaturas em pontos sensíveis, bloqueios em vias públicas com grande fluxo de pessoas e abordagens a veículos com som alto. Toda a operação é guiada por dados do serviço de inteligência da corporação e por denúncias feitas pelos próprios moradores.