A história de Doroteia, uma boca que vive na Dentolândia e precisa ter seus dentes sempre bem escovados para evitar cáries e outras doenças, permitiu que as crianças da EMI Marily Chinaglia Bonaparte, no Bairro Boa Vista, em São Caetano do Sul, entendessem de forma lúdica a importância da saúde bucal.
A atividade, que incluiu palestra, escovação supervisionada e avaliação técnica, foi realizada nesta semana com alunos da educação infantil da EMI Marily Bonaparte e integra o trabalho da equipe de odontologia do PSE (Programa Saúde na Escola), da Prefeitura de São Caetano – uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação.
A avaliação da saúde bucal de todos os estudantes da rede municipal é adaptada conforme a faixa etária de cada aluno, mas com um único objetivo: ensinar a importância da saúde bucal desde cedo e como a prevenção é a melhor alternativa para manter uma boca saudável. Para os estudantes da educação infantil, os elementos lúdicos são essenciais, como explica a coordenadora Rafaela Leão Camillo.
“Com os pequenos, exploramos o universo da imaginação combinado com informação. Nosso trabalho é mostrar a importância da escovação para todos. Fazemos, inclusive, avaliação dos bebês do berçário”, disse Rafaela, que integra equipe formada por Vilma Bertochi, Adriane Marchi, Rosemeire Borges, Thifanny de Souza, Adriana Liba e Luciana Marques.
É Luciana quem dá vida à boca Doroteia. Para uma plateia atenta de cerca de 15 alunos do G3-C, Luciana conta a história de Doroteia, uma boca que vive na Dentolândia junto com a Fada do Dente. Doroteia aprende a importância de escovar os dentes todos os dias, depois das refeições e, principalmente, após comer doces.
Com uma escova gigante e pasta de dente imaginária, Luciana vai eliminando cada “bichinho” de Doroteia, para alegria da turma. Quando a boca está totalmente limpa e Doroteia volta para a Dentolândia, o aprendizado já está consolidado com as crianças. “Eu aprendi que tem que escovar os dentes depois de comer chocolate”, conta Antoni Cerqueira, de apenas 3 anos. Antoni ganhou uma estrelinha em sua avaliação bucal e voltou para a sala de aula orgulhoso.
Rafaela reiterou a importância dos pais na construção dos hábitos de saúde bucal das crianças. O diagnóstico dos alunos que precisam de acompanhamento especializado é encaminhado para a UBS de referência e, quando necessário, para o Centro de Especialidades Odontológicas Dr. Sylvio Torres, no Bairro Nova Gerty, ou ao Centro de Especialidades Odontológicas II, no Bairro Fundação.