Jornal Hoje ABC

Em seis meses, Operação Direto ao ponto recuperou mais de 100 objetos em São Bernardo

Desde que foi lançada, em 16 de janeiro, a Operação Direto ao Ponto já realizou 24.949 rondas em 987 paradas de ônibus por toda a cidade de São Bernardo. Em seis meses, a Guarda Civil Municipal (GCM) com apoio da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e motocicletas da Polícia Militar, recuperaram 118 produtos (dentre eles celulares, notebooks, tablet, fone de ouvido, entre outros).

“São quase 2 objetos recuperados por dia nestes primeiros seis meses de Operação que garante à população maior proteção no entorno de paradas de ônibus nos horários de maior concentração de usuários. Outras 12 ocorrências foram registradas no Distrito Policial. Isso é eficiência na gestão da Segurança Pública”, enalteceu o prefeito Marcelo Lima.

Ampliando as ações para a segurança dos usuários de transporte público, a Prefeitura de São Bernardo lança agora uma nova etapa da Operação Direto ao Ponto. Após ouvir as demandas da população nas audiências públicas do ‘Voz da Gente – Cidade Pra frente’, a Secretaria de Segurança vai deslocar viaturas para os locais onde há maior incidência de denúncias de insegurança próximo às paradas de ônibus.

“Além das rondas ostensivas com viaturas da ROMU e motocicletas, vamos deixar estacionadas ao lado dessas paradas de ônibus viaturas de área com a presença de Guardas Civis Municipais que vão acompanhar o fluxo de embarque e desembarque, garantindo assim maior sensação de segurança, buscando coibir as práticas criminosas. Os locais em que elas vão ficar é fruto da análise dos pedidos da população tanto no 153, número de atendimento da GCM, quanto do pedido popular nos PPAs que estamos acompanhando”, salientou Major Topalian, Secretário de Segurança municipal. 

DIRETO AO PONTO – Lançada em 16 de janeiro, a medida visa monitorar as principais vias da cidade nos períodos de maior concentração de pessoas nos pontos de ônibus, garantindo a segurança da população que usa o transporte público.

OPERAÇÕES CONJUNTAS – Sob gestão do prefeito Marcelo Lima, São Bernardo tem concretizado série de ações efetivas em pontos estratégicos da cidade. Desde o início do ano, GCM e PM participam de operações compartilhadas, como a Operação Força total. 

Desde fevereiro deste ano, essas ações integradas da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil têm como foco a intensificação do policiamento preventivo em diversas regiões de São Bernardo, ampliando a presença das forças de segurança nas ruas e garantindo maior tranquilidade para os cidadãos.

A Operação Força Azul Marinho é uma ação integrada entre as sete Guardas Civil Municipais (GCMs) do ABC e tem como foco o reforço de segurança nas áreas de divisas entre os municípios. É uma iniciativa dentro do Programa ABC + Seguro, viabilizado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Sair da versão mobile