Uma mobilização que envolveu diversos atores e um único objetivo: levar com segurança uma pessoa com deficiência, até então moradora de São Bernardo, para ser cuidada por um familiar em outro Estado, a praticamente 1.000 quilômetros de distância da cidade. O trabalho em rede envolveu as secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania, além dos conselhos de assistência social, SAMU, FAB (Força Aérea Brasileira), PM (Polícia Militar) e outras instituições estratégicas. A conclusão – com final feliz – ocorreu na última quinta-feira, dia 22 de maio.
A articulação intersetorial foi capitaneada pelo SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) da Secretaria de Saúde de São Bernardo, para garantir o retorno desta munícipe, assistida pelo serviço à sua cidade natal, promovendo a reaproximação com sua família após anos de distanciamento. O processo foi cuidadosamente planejado e executado com base em uma análise de viabilidade técnica, social e de segurança. A decisão contou ainda com respaldo judicial, cujo teor permanece em sigilo por questões legais, mas que reforça a seriedade e o compromisso do município com o bem-estar dos seus cidadãos.
“Essa foi uma grande mobilização em prol da saúde, da qualidade de vida e da segurança. É uma prioridade do município, por meio de seus equipamentos de saúde, viabilizar esse matriciamento entre os serviços, sempre buscando o melhor para os usuários”, afirmou a gerente do SAD, a enfermeira Kelly Bianchini.
Um dos grandes desafios foi o transporte, já que a pessoa não poderia viajar em voo comercial por conta de suas condições específicas de saúde – problemas neurológicos e gástricos que exigem cuidados especiais para evitar o risco de convulsões. Entre outros aspectos, a inclinação mínima da poltrona para o transporte dela deve ser de, no mínimo, 120º. A FAB e a PM foram acionadas para auxiliar no transporte, que foi realizado pelo helicóptero Águia, na companhia de profissionais de saúde.
“A iniciativa demonstra o comprometimento do município em oferecer cuidado para além do ambiente hospitalar, priorizando a assistência humanizada e o conforto do lar. Dentro do aconchego da família, é onde buscamos proporcionar o melhor atendimento. Essa articulação entre os serviços foi essencial para o êxito desse retorno”, completou a enfermeira.
HUMANIZADO – Além do translado seguro, a equipe do SAD também articulou a continuidade do atendimento domiciliar na cidade de destino, garantindo que a munícipe siga assistida de forma adequada e em contato com a nova rede local de saúde. A gerente do SAD destacou que essa experiência reforça a importância do trabalho integrado entre saúde, assistência social e demais serviços de emergência, servindo como exemplo de cuidado centrado na pessoa e no respeito às suas origens e vínculos afetivos. “O sucesso da ação só foi possível graças ao empenho coletivo e à cooperação de todos os profissionais envolvidos”, emendou Kelly.