Jornal Hoje ABC

Agenda Viva SP apresenta programação especial de pós-Carnaval para todas as idades

Com o Carnaval chegando ao fim, os espaços da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas trazem a última chance dos foliões curtirem a festa com uma programação rica e diversificada que contempla todos os gostos. Entre os dias 8 e 14 de março, o público pode conversar com os cientistas mais jovens do país, curtir um domingo em família ou desfrutar do repertório clássico de Mahler e Strauss. Esses e outros destaques estão disponíveis na Agenda Viva SP

Na capital paulista, o sábado de pós-Carnaval tem apresentação do Bloco Pagu no Museu da Língua Portuguesa, com grandes mulheres da música brasileira no repertório. Já o Museu Catavento traz uma exposição sobre a húngara Katalin Karikó, Prêmio Nobel de Medicina em 2023, além de conversas com as cientistas mirins da Dupla Big Bang, Isabella e Beatriz Toassa, conhecidas como as “cientistas mais jovens do país”. Na Sala São Paulo, a Osesp dá início à sua temporada 2025 de concertos e, na Pinacoteca, tem programação para pais e filhos com dança e atividades na PinaFamília. 

LEIA TAMBÉM: Jornada Paulista de Dança abre inscrições com bolsas de R$ 10 mil para grupos ou companhias de SP

No interior, a São Paulo Companhia de Dança se apresenta em Barueri, com a pré-estreia da primeira criação do coreógrafo cubano George Céspedes para a companhia. Em Tatuí, os alunos do Conservatório de Tatuí podem conferir um espetáculo sobre o teatro musical no Brasil, seguido de aula magna com a diretora Fernanda Maia. Entre os destaques, também estão um musical inspirado em João e Maria, em Araras, e a exposição itinerante do Museu das Favelas em Ferraz de Vasconcelos. 

Confira os destaques:

Museu Catavento recebe jovens cientistas e nova exposição

Na próxima terça-feira (11), o Museu Catavento recebe a ilustre presença das irmãs Isabella e Beatriz Toassa, a Dupla Big Bang, conhecidas como as “cientistas mais jovens do país”. As meninas foram declaradas, em 2021, cientistas cidadãs da NASA, e já acumulam medalhas nas olimpíadas de Astronomia, Robótica e Ciências, além de vencedoras do prêmio internacional Star Kids. Além disso, o Museu inaugurou nesta sexta-feira (7), a exposição temporária “A fascinante jornada de uma bioquímica húngara até o Prêmio Nobel”, com a trajetória de Katalin Karikó, Prêmio Nobel de Medicina em 2023.

Domingo na Pinacoteca tem entrada gratuita, dança e atividades para a família

A Pinacoteca promove, neste domingo (9), mais uma edição do PinaFamília. Na Pina Luz, as crianças podem se divertir com o espaço lúdico e interativo Pinapequenos, além de atividades criativas para famílias e a distribuição do jogo PinaFamília. Já na Pina Contemporânea, acontece uma oficina de dança com ritmos, jogos cênicos, percussão corporal e exercícios de improvisação coletiva. Neste dia, o acesso a todos os prédios da Pinacoteca (Pina Luz, Pina Contemporânea e Pina Estação) é gratuito. 

LEIA TAMBÉM: CultSP Pro abre credenciamento para grupos, companhias e coletivos de dança de SP

Carnaval do Museu da Língua Portuguesa com Bloco Pagu

O Museu da Língua Portuguesa promove, neste sábado (8), o Carnaval com o Bloco Pagu. A apresentação será no formato banda, com dez integrantes. No repertório, estão sucessos de grandes intérpretes da música popular brasileira, como Dona Ivone Lara, Gal Costa e Maria Bethânia. No mesmo dia, o Museu tem entrada gratuita para as exposições.

Osesp abre temporada 2025 com Mahler e Strauss

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) abre sua temporada 2025 na Sala São Paulo, com participação da soprano sul-africana Masabane Cecilia Rangwanasha, que interpreta “As quatro últimas canções”, de Richard Strauss. No repertório do concerto estão também a “Sinfonia nº 5”, de Gustav Mahler, e “Crucifixus”, de Antonio Lotti.

Oficina de Amigurumi na Vila Nova Cachoeirinha

O Amigurumi é uma técnica de crochê japonesa, que permite a criação de peças criativas e personalizadas. A oficina “Amigurumi em Cada Ponto”, da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, introduz os participantes desde o básico, com a confecção de um polvo de crochê. 

São Paulo Companhia de Dança se apresenta em Barueri

O Teatro das Artes, em Barueri, recebe a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) para duas apresentações. Serão apresentadas as coreografias “dos SANTOS”, de Alex Soares; “Grand Pas de Deux de Dom Quixote”, na versão da SPCD; e a pré-estreia da primeira criação do coreógrafo cubano George Céspedes para a Companhia. A abertura será realizada pelos alunos do Núcleo de Dança de Barueri.

LEIA TAMBÉM: SP House: confira a programação completa da casa que vai agitar o maior evento de inovação do mundo

História do Musical Brasileiro em Tatuí

Dando início às aulas do Conservatório de Tatuí, o espetáculo ‘História do Musical Brasileiro’, dirigido por Fernanda Maia, ganha apresentação gratuita, seguida de aula magna ministrada pela diretora. A peça apresenta obras de musicais brasileiros icônicos, que datam desde o século XIX até os dias de hoje.

Conto de fadas ganha versão operística em Araras

O conto clássico “João e Maria”, compilado pelos irmãos Grimm, ganha versão cantada no Teatro Estadual de Araras. “João e Maria – Uma História Cantada em Português” une teatro e canto lírico, introduzindo as crianças ao universo da literatura fantástica e da ópera.  

Exposição Favela é Giro chega a Ferraz de Vasconcelos

O Museu das Favelas leva a Ferraz de Vasconcelos a exposição “Favela é Giro”. A mostra celebra as favelas brasileiras como centros de cultura, criatividade e resiliência, por meio de 20 obras audiovisuais. 

Museu Casa de Portinari promove oficina de guarda-chuva de frevo

Em clima de Carnaval, o Museu Casa de Portinari promove uma oficina de confecção de guarda-chuva de frevo em papel. A atividade visa introduzir o público ao simbolismo e à história do frevo pernambucano, enquanto os participantes aprendem a confeccionar os itens, estimulando a criatividade. 

Sair da versão mobile