Jornal Hoje ABC

Carnaval de solidariedade: Governo de SP convoca todos os foliões para doar sangue

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) convida a população a entrar no clima de carnaval e ajudar o próximo. Com a folia rolando, que tal dar uma passadinha nos postos de atendimento à doação de sangue antes de cair na estrada ou curtir os bloquinhos? Uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Segundo a SES, o estoque de sangue do estado está se aproximando de 50%. Abaixo desse nível, já é considerado crítico. Esse déficit nos hemocentros compromete o atendimento nos hospitais e unidades de saúde, aumentando o risco de desabastecimento.

LEIA TAMBÉM: Estoques de sangue baixos no estado de SP preocupam em período pré-carnavalesco

Quem deseja doar pode descobrir o Hemocentro mais próximo por meio do aplicativo do Poupatempo, disponível para Android e iOS de forma gratuita. A iniciativa da SES exibe a lista dos locais, endereços e contatos de cada posto; basta selecionar a região e escolher o bairro.

Veja as curiosidades sobre a doação de sangue:

Quem tomou a vacina de febre amarela pode doar sangue?
Sim. A vacina da febre amarela exige uma espera de 30 dias para a doação de sangue.

Quem tem tatuagem pode doar?
Sim, mas existem especificidades em cada caso. Tatuagens e piercings exigem uma espera de um ano para que o doador volte a ser apto. No entanto, esse período pode ser reduzido para seis meses caso o local da tatuagem ou piercing tenha a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Caso o piercing tenha sido colocado em regiões mucosas (boca ou genitália), a doação de sangue só pode ser efetuada 12 meses após a retirada do objeto. Essa restrição se deve ao fato de essas áreas estarem mais expostas à contaminação, o que favorece o risco de infecções.

O uso de medicamentos influencia na doação?
Sim, mas é preciso ficar atento a certas particularidades. Anti-hipertensivos não impedem a doação, por exemplo, mas é preciso ter cuidado caso o doador tenha iniciado um tratamento recentemente, pois isso pode influenciar na oscilação da pressão arterial. Por esse motivo, é aconselhado que ele aguarde um período antes de doar. O período ideal será determinado por um profissional de saúde, após análise de cada caso. Além disso, em casos em que a pessoa utiliza mais de um medicamento, há possibilidade de esse uso causar a inaptidão do doador.

Quem teve dengue pode doar sangue?
Sim, é possível doar sangue após ter dengue, mas é necessário aguardar um intervalo de tempo. De acordo com o Ministério da Saúde, evidências científicas mostram que há risco de 38% de transmissão do vírus da dengue por transfusão sanguínea. As recomendações são as seguintes:

LEIA TAMBÉM: Posso doar sangue se tive dengue? Tatuagem impede doação? Tire dúvidas sobre o tema

Que cuidados devo ter após doar sangue?

LEIA TAMBÉM: Fundação Pró-Sangue de SP abre mais locais de doação aos sábados

Requisitos para doação de sangue:

LEIA TAMBÉM: Fundação Pró-Sangue de SP reforça campanha de doação para antes e durante o Carnaval

Confira os postos de coleta de sangue do estado:

Grande SP

Interior de São Paulo

Sair da versão mobile