Há dez anos consecutivos, a cor branca é a favorita
nos carros novos vendidos no mundo. O tom está em 38% dos automóveis emplacados
em 2020 em todo o planeta. O dado faz parte da 68ª edição do Relatório Global
de Popularidade das Cores Automotivas da Axalta, fornecedora global de tintas e
esmaltes pra a indústria.
Por meio do relatório, produzido desde 1953, é
possível verificar as tendências do mercado. A cor preta continua sendo a
segunda mais escolhida – em 2020, manteve os 19% de preferência registrados em
2019.
Já o cinza registrou crescimento de dois pontos
porcentuais em relação ao último relatório e ficando em terceiro lugar, com 15%
da preferência. Com isso, atingiu o nível mais alto de incidência em dez anos.
Fechando a lista das cinco tonalidades
preferidas aparecem o prata (com 9%) e o azul (7%). As duas cores tiveram leve
queda na preferência em relação ao estudo do ano anterior, de 1% e 2%,
respectivamente.
Luxo
O relatório anual da Axalta traz vários dados
interessantes. A empresa registra, por exemplo, que o preto continua a ser a
cor preferida no segmento de automóveis de luxo. Já o prata apresentou queda em
todas as regiões do mundo.
Da mesma forma, os recortes por região apontam
particularidades. A preferência pelo branco é ainda maior que a média em várias
regiões do globo. Na América Latina, representa 41%, porcentual, que sobe para
46% na África e 48% na Ásia. Já nos países da União Europeia, o branco tem os
mesmos 25% de participação do cinza.
Ainda segundo o relatório, o vermelho perdeu
representatividade nos países sul-americanos, incluindo o Brasil. A cor teve
redução de dois pontos porcentuais em relação ao estudo feito em 2019. Dessa
forma, aparece com 6% de presença nos carros novos. Já o azul subiu na mesma
proporção, ficando com 5% das preferências.
Depois da branca, a prata é a cor mais desejada
nos carros vendidos na América do Sul, com 20%. Entretanto, perdeu três pontos
porcentuais na comparação com 2019. Em contrapartida, o cinza teve uma demanda
maior na região, ficando com 15% do total, um ponto porcentual a mais que no
ano anterior.
Houve ainda crescimento de participação das
cores perolizadas. A branca pérola, por exemplo, ganhou dois pontos porcentuais
ante os dados de 2019 e respondendo por 11% do total de veículos nessa
tonalidade.
Enquanto isso, o branco sólido caiu dois pontos,
embora ainda lidere a participação geral, com 27%. “As tendências de
compra do consumidor refletidas no relatório impulsionam nosso desenvolvimento
de cores para o futuro”, diz Nancy Lockhart, gerente global de produtos de
cores da Axalta.
Carro branco é o mais vendido há dez anos
